a casa la plata unlp marzo 1O II Encontro Ibero-americano de Construções Sociais de Madeira acontecerá concomitantemente ao II CBCTEM. Este encontro é parte do projeto que tem como título “Viviendas Sociales de Madera: Autoconstrucción”, coordenado por Dr. Luis Acuña Rello da Universidad de Valladolid – UVA, Espanha.

Participam do projeto os Iberoamericanos: Guatemala: Instituto Maya de Estudios Superiores - Universidad de San Carlos; Bolivia: Universidad Autónoma Gabriel René Moreno; Argentina: Universidad Nacional de La Plata; Universidad Tecnológica Nacional, Instituto Nacional Tecnológico Agrario; Ecuador: Universidad Nacional de Loja; Brasil: Universidade Federal de Lavras; Uruguay: Universidad ORT Uruguay; Universidad de la República - Centro de Tacuarembó; México: Universidad Autónoma de Chapingo.

O objetivo do projeto é contribuir para aliviar as necessidades habitacionais atuais, através da construção de casas de madeira que envolvam todos os critérios de habitabilidade e conforto necessários para um desenvolvimento digno da família e sua integração no contexto social, utilizando materiais e designs adaptáveis ​​a diferentes lugares e situações (bairros sociais, realocações, moradia pós-desastre, ...), com custos bem menores do que construções habituais deste tipo de habitação.

casa

Como marco inicial do projeto, que se iniciou em 2014 e será concluído em 2016, o primeiro encontro foi realizado na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, entre 10 e 15 de novembro de 2014, quando foram detalhadas as necessidades comuns e as características especiais de cada país para o desenvolvimento do projeto. Em La Plata, também foi feito o treinamento teórico e prático da equipe do projeto em técnicas de autoconstrução e em tecnologias de classificação e análise da qualidade da mesma.

Durante o evento foi construída uma casa em madeira no modelo canadense (fotos), com a participação da equipe. Casas, com projetos próprios, mas de acordo com o mesmo modelo serão construídas nas instituições representadas no projeto.